terça-feira, 21 de setembro de 2010

TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISICA – ENSINO MÉDIO – AN0 2010

O consumo em excesso pode explicar a obesidade

Quando analisamos as mudanças nos hábitos alimentares da sociedade moderna que podem estar relacionadas ao avanço da obesidade, nós elegemos dois grandes vilões. O açúcar e a gordura. Justamente os dois mais saborosos componentes do nosso cardápio. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o açúcar de adição não ultrapasse 10% das calorias de uma refeição. Os refrigerantes são os maiores contribuintes individuais dessa ingestão. 
Um fato que vem chamando a atenção dos estudiosos da obesidade é o progressivo refino dos alimentos consumidos em todo o mundo. Farinhas de trigo e arroz aparecem nos cardápios totalmente beneficiados e desprovidos de seus resíduos fibrosos. A questão é que esses são os ingredientes básicos da maior parte dos alimentos que adquirimos todos os meses nos supermercados. Estamos nos referindo às bolachas, massas, tortas, pizzas, pães e sopas. Associada a isso, a redução do consumo de frutas e vegetais impõe à dieta moderna o consumo de fibras próximo de zero. Isso pode revelar o potencial deletério do baixo consumo de fibras das dietas modernas em causar sobrepeso e obesidade, com impacto superior aquele imposto pelas gorduras e açúcar.  

1ª PARTE: Atividade individual
l O que é caloria?
l Qual é a quantidade diária de calorias que uma pessoa pode ingerir para se manter saudável?
l Faça uma tabela crescente de alimentos por valor calórico (mínimo de 05 alimentos).
l A ingestão em excesso de calorias, traz distúrbios à nossa saúde. Escreva pelo menos 10 distúrbios agravados pelo excesso de ingestão de calorias?
l Quais as principais mudanças sofridas por Spurlok ao longo do filme?
l Faça o levantamento de quantas calorias você consome durante 01 (um) dia, usando como referência o rótulo contido na embalagem dos alimentos ou em outras fontes como a internet; sabendo que a quantidade de calorias que deve consumir depende de suas atividades diárias.

No filme, Super Size Me (A dieta do palhaço), Spurlock segue uma dieta de 30 dias durante os quais sobrevive em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald's. O filme documenta os efeitos de quem tem este estilo de vida, na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida.

2ª PARTE: Atividade em grupo – Máximo 4 pessoas
(apresentação/debate – Início: 11/10/2010)

O grupo deverá visitar qualquer estabelecimento que venda comidas ou bebidas de rápido consumo, os fast food (lanches-sorvetes-refrigerantes-doces-etc) e seguir os seguintes passos:

l Levantar os 2 principais lanches vendidos no estabelecimento.
l Verificar se existe tabela de referência calórica dos referidos lanches.
l Entrevistar um consumidor, e perguntar a ele qual o motivo do consumo de tal alimento e se o mesmo sabe sobre o impacto da qualidade deste produto para a sua saúde.
l Apresentar em forma de figuras e ou desenhos, os “produtos” (lanches) pesquisados. Tais produtos deverão ser identificados pelo nome comercial e conter todos os dados nutricionais possíveis, isto é: calorias, vitaminas, proteínas, quantidade de açúcar, gorduras e conservantes.

Obs.: Quando abordar as pessoas não se esqueça de ser educado. Com licença, fazendo favor e muito obrigado, são palavras muito úteis nesta hora. Por questões éticas os trabalhos não poderão constar nomes de estabelecimentos comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário